21 de julho de 2014

F5 saúde - Sindrome do Ovário Policístico

Boa noite meus amores!


Eu hoje trouxe pra vocês um pouco sobre a Síndrome do Ovário Policístico (SOP).



O que é a SOP?

É uma das causas mais comuns de irregularidade menstrual e de amenorréia secundária. Basicamente, a Síndrome do Ovário Policístico é uma doença hormonal, ou seja, ocorre pelo desequilíbrio nos hormônios sexuais femininos.É um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação em virtude de desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos. O aparecimento de cistos durante o processo de ovulação faz parte do funcionamento dos ovários, mas eles desaparecem a cada ciclo menstrual. Em portadoras da Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), esses cistos permanecem e modificam a estrutura ovariana, tornando o órgão até três vezes mais largo do que o tamanho normal. A disfunção pode levar à secreção de hormônios masculinos (androgênios) em excesso. Calcula-se que a SOP afeta 20% das mulheres durante a fase de vida reprodutiva.


Quais os sintomas desta Síndrome?


Aumento de pelos na região do queixo, abdômen e buço, pele oleosa e acne, aumento de peso, pequenos cistos no ovário detectados por um ultrassom, ciclos menstruais desregrados, fazendo com que a mulher menstrue apenas de duas a três vezes ao ano, queda de cabelo, manchas na pele (principalmente nas axilas e atrás do pescoço), e dificuldade para engravidar.


O que causa esta doença?
Os fatores que levam ao desenvolvimento da SOP não são totalmente conhecidos, mas ela tem origem genética, em parte, pois irmãs ou filhas de uma mulher portadora do distúrbio tem 50% de chance de desenvolvê-la. Tudo indica que sua origem está associada com a produção da insulina em excesso pelo organismo. O aumento da quantidade dessa substância no sangue (a hiperinsulinemia) provocaria o desequilíbrio hormonal.



E como ocorre a SOP?
Os folículos são bolsas dentro dos ovários que contêm óvulos. Normalmente, um ou mais óvulos são liberados durante cada ciclo menstrual. Isso é chamado de ovulação. Na síndrome de ovário policístico, os óvulos nesses folículos não amadurecem nem são liberados dos ovários. Em vez disso, eles podem formar cistos muito pequenos no ovário. Essas alterações podem contribuir para a infertilidade. Os outros sintomas deste distúrbio ocorrem devido aos desequilíbrios hormonais.


Quando é feito o diagnóstico?
As mulheres geralmente são diagnosticadas quanto têm entre 20 ou 30 anos, mas a síndrome de ovário policístico também pode afetar adolescentes. Os sintomas frequentemente surgem quando começam os períodos menstruais de uma menina. As mulheres com este distúrbio frequentemente têm uma mãe, irmã, tia ou avó que têm sintomas semelhantes àqueles da síndrome de ovário policístico.

Como se obtém o diagnóstico?

Depende de avaliação completa, que exclua variáveis como problemas com a tireóide ou a glândula supra-renal. O exame de ultrassom, isolado, não é suficiente para fornecer o diagnóstico acertado da Síndrome. Para investigar as causas da irregularidade menstrual ou das manifestações androgênicas, os médicos costumam pedir os seguintes exames:
- Dosagem dos hormônios FSH, LH, Estradiol, TSH, S-DHE, Testosterona total, 17-OH progesterona (entre o 2º e 3º dias do ciclo menstrual);
- Curva de insulina associada à curva de glicemia;
- Ultrassom pélvico.


Tem tratamento? Qual seria?

Sim. Uma perda de peso de 5% do peso corporal total mostrou ajudar com o desequilíbrio hormonal e também a infertilidade. É uma síndrome que pode ser controlada por medicamentos. Estes variam de acordo com o quadro de sintomas da paciente e suas complicações. A utilização de anticoncepcionais hormonais como pílulas, anéis vaginais, implantes protegem os ovários contra a formação dos microcistos e diminuem os níveis de hormônios masculinos e de insulina. Mulheres que planejam engravidar também devem utilizar anticoncepcionais hormonais, em um primeiro momento do tratamento, para regularizar a menstruação.


A suspensão do anticoncepcional depois da regularização dos ciclos menstruais aumenta a chance de ovulação e gravidez. Outra forma de intervenção para aumentar as chances de gravidez são os produtos indutores da ovulação. Quando a portadora da SOP apresenta altos níveis de insulina os médicos usam medicamentos específicos para reduzir a produção dessa substância. Na presença de gravidez, tais medicamentos podem ser usados até a 36ª semana de gestação.


Quais as possibilidades de complicação?

- Maior risco de câncer de endométrio;
- Infertilidade (o tratamento precoce da doença ovariana policística pode ajudar a prevenir a infertilidade ou aumentar a chance de se ter uma gestação saudável);
- Doenças vinculadas à obesidade (IMC acima de 30 e circunferência da cintura maior que 90 cm), como pressão arterial alta, problemas cardíacos e diabetes;
- Possível risco maior de câncer de mama.


Prevenção e Recomendações:
Para prevenir a síndrome dos ovários policísticos é recomendada uma dieta leve e completa, acompanhada de exercícios físicos. Mulheres que estão acima do peso, têm glicemia, pressão arterial e taxa de colesterol elevadas fazem parte do grupo de risco da doença, por isso precisam se prevenir seguindo uma dieta saudável, praticando exercícios físicos e realizando acompanhamento ginecológico anual.

A SOP é uma doença que pode trazer graves danos à saúde ginecológica da mulher, podendo até mesmo levar à infertilidade. Por isso, assim que apresentar algum sintoma da doença ou se fizer parte do grupo de risco, procure um ginecologista para realizar os exames necessários, sua saúde merece sua atenção.

ATENÇÃO, que fique bem claro: nem toda mulher que tem pequenos cistos no ovário desenvolverá a Síndrome. Para o diagnóstico, além dos pequenos cistos, todos os outros sintomas, principalmente a alteração nos ciclos menstruais, precisam estar associados.

Há mulheres que já tiveram filhos e nunca tiveram sintoma e que, um dia, por um ultrassom, descobrem que têm ovários cheios de pequenos cistos, mas que não alteram em nada o metabolismo.



Se engana quem acha que o Ovário Policístico e a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) são a mesma coisa, tsc tsc, não são. E a diferença você vê CLICANDO AQUI, que além de falar dessa diferença, abrange bem o tema de hoje! Assista ao vídeo e confira!


É isso gente. Espero que tenha ficado bem claro, e lembrem-se, aqui repassamos informações baseadas em pesquisas, mas é fundamental a consulta com um(a) ginecologista!

Confira nosso post sobre Refluxo Gastroesofágico clicando AQUI.

Bjbj e Boa Noite


Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/ginecologia-e-obstetricia/ovarios-policisticos


http://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/ovarios-policisticos/


Bulun SE, Adashi EY. The physiology and pathology of the female reporductive axis. In: Kronenberg HM, Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 11th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2008:chap 16.

Radosh L. Drug treatments for polycystic ovary syndrome. Am Fam Physician. 2009;79:671-676.

Lobo RA. Hyperandrogenism: Physiology, etiology, differential diagnosis, management. In: Katz VL, Lentz GM, Lobo RA, Gershenson DM, eds. Comprehensive Gynecology. 5th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier;2007:chap 40.

ACOG Practice Bulletin Number 108, October 2009. Accessed March 31, 2010.

http://drauziovarella.com.br/mulher-2/sindrome-do-ovario-policistico/


http://guiadobebe.uol.com.br/sindrome-do-ovario-policistico/

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-do-ovario-policistico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?