23 de julho de 2014

Arruma a mala aê - Campos do Jordão

Boa Noite fofurinhas!

Hoje eu busquei, a pedido de uma leitora nossa, um pouco sobre Campos de Jordão. Achei muita coisa interessante, aprendi, fiquei com vontade de conhecer, e trouxe pra vocês!

Batizada de "Suíça Brasileira", Campos do Jordão faz jus ao glamouroso título quando chega o inverno no Hemisfério Sul. A 1.700 metros de altitude, emoldurada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira e pelos bosques coloridos com o amarelo dos plátanos, a cidade capricha na arquitetura típica européia, na gastronomia que combina sabores e receitas do Velho Mundo e na programação erudita do Festival de Inverno, um dos mais conceituados do país quando o assunto é música clássica. 


Visitar Campos do Jordão é estar em contato com uma natureza exuberante e um clima reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo.

Essas características aliadas à sua localização privilegiada (entre as grandes capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) garantem grande visitação à cidade, sendo o turismo responsável por 80% de sua economia.Na alta temporada, chega a receber mais de um milhão de turistas. A cidade possui excelente infra-estrutura para satisfazer os mais exigentes visitantes.


São inúmeras opções de hospedagem, diversão, compras, gastronomia, lazer, eventos culturais e entretenimento que, somadas à tranqüilidade e segurança, contribuem decisivamente para uma estada perfeita.

Campos do Jordão é para ser visitada o ano todo. De acordo com a estação, a cidade oferece desde um simples passeio a cavalo, em que o contato com a natureza é inevitável, às mais sofisticadas programações turísticas. Por essa diversidade de atrativos com características próprias, ao longo dos anos a cidade ganhou "títulos" e "slogans" como "A Suiça Brasileira", "A Cidade dos Festivais", "O Melhor Clima do Mundo", "Campos do Jordão, onde é sempre estação", "Campos do Jordão, a 1700 metros das preocupações", "Montanha Mágica", entre outros. Sem dúvida alguma, estar em Campos do Jordão é desfrutar de um dos mais belos paraísos na terra.

Top 15 - lugares para conhecer:
Vila Capivari
#1
Movimentado dia e noite, o bairro de Vila Capivari é o ponto de encontro de todas as tribos. Reunindo uma infinidade de lojas, restaurantes e praças, tem o charme intensificado pela arquitetura em estilo germânico que contorna residências e prédios comerciais. No fim de tarde, os bares ao ar livre e os cafés ficam concorridos - todo mundo quer degustar um fumegante chocolate quente, uma taça de vinho, um hot drink...



Festival de Inverno
#2
O palco principal da festa é o Auditório Cláudio Santoro, onde já se apresentaram orquestras de diversos países. O evento, entretanto, vem espalhando-se pela cidade através da exibição de espetáculos alternativos e gratuitos na Praça Capivari e no Palácio Boa Vista, além de igrejas e espaços culturais. Na onda do festival, eventos paralelos incrementam a agenda de Campos de Jordão e reúnem não apenas os fãs de música clássica, mas também os amantes do pop, do rock e das batidas eletrônicas.


Amantikir
#3
Inaugurado em 2007, o parque reúne 17 jardins com espécies vindas de diversos países como Inglaterra, Austrália, Alemanha e Japão, além de um labirinto de arbustos. As visitas, guiadas ou não, incentivam a pisar na grama, cheirar as flores, tirar fotos e explorar os recantos. Hoje, a área ocupada é de 31 mil m², mas o objetivo é preencher todos os 600 mil m² com mais jardins, restaurante, cafés e mirantes.




Centro de Lazer Tarundu
#4
Além dos cavalos e pôneis para passeios, a tradicional hípica tem diversão e aventura de sobra! Os pequenos fazem a festa no minigolfe, no arco e flecha, na tirolesa de 430 metros, no circuito de arvorismo, no paintball e na Orbit Ball, que rola ladeira abaixo. Em julho também há uma pista de patinação no gelo. Para os pais, a dica é curtir o restaurante, com mesas na varanda e bela vista.




Palácio Boa Vista
#5
Residência oficial de inverno do governador do estado, o Palácio Boa Vista se destaca na paisagem pela arquitetura em estilo inglês. Erguido entre 1938 e 1964, tem 105 cômodos e reúne em seu acervo telas de Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, esculturas de Bruno Giorgi e Victor Brecheret, peças do barroco brasileiro e móveis dos séculos 17 e 18. Transformado em monumento público e centro cultural em 1970, é aberto para visitas guiadas.



Pedra do Baú
#6
O conjunto formado pelas pedras do Bauzinho, Baú e Ana Chata, emoldura Campos do Jordão. Apesar da dificuldade de acesso para chegar ao topo - Baú fica a 1.950 metros de altitude -, muita gente enfrenta a trilha íngreme (uma hora e meia de caminhada) e a escadaria formada por 200 ganchos para apreciar o pôr do sol. Adeptos de esportes radicais, como trekking, alpinismo, escalada e rapel também marcam presença no maciço, aproveitando os diversos níveis de dificuldade das formações rochosas. 


Horto Florestal
#7
Maior reserva de araucárias do Estado de São Paulo, o Horto Florestal funciona como um refúgio dentro da cidade. Espalhado por uma área de oito mil hectares, abriga lagos, cachoeiras e trilhas para caminhada e prática de mountain-bike. O parque fica a 13 quilômetros de Capivari.







Morro do Elefante
#8
Para quem viaja com crianças, a subida de teleférico até o Morro do Elefante é imperdível. O percurso de 550 metros parte do Parque Capivari e descortina bonita paisagem da cidade. O topo da montanha fica a 1.800 metros de altitude e deve ser desbravado em passeios a cavalo, circulando por bosques de araucárias.






Passeio de Bonde
#9
O velho bondinho elétrico percorre boa parte da área urbana de Campos do Jordão. O passeio tem início na estação Emilio Ribas, na Vila Capivari, e termina no bairro de São Cristóvão, 40 minutos depois. No mês de julho, o bonde é substituído pela maria-fumaça.






Passeio de Jipe
#10
São sete roteiros, sendo o que leva à Pedra do Baú o mais procurado. Ao longo dos percursos, que podem ser feitos em duas horas ou durante um dia inteiro, riachos, lagos, atoleiros e paisagens de tirar o fôlego.








Fábrica de Cervejas Baden Baden
#11
Visitas guiadas apresentam todo o processo de fabricação de seis tipos de cerveja, incluindo degustação. É preciso agendar com antecedência.










Museu Felícia Leiner
#12
O museu ao ar livre ocupa os jardins do Auditório Cláudio Santoro. Por lá estão espalhadas mais de cem esculturas em bronze, granito e cimento branco doadas pela artista plástica polonesa Felícia Leirner, que faleceu em Campos do Jordão em 1996. As obras podem ser apreciadas também à noite, quando recebem iluminação especial.






Borboletário Flores que Voam
#13
O único borboletário aberto para visitação no Brasil, levou dois anos para ser implementado, dado a escolha de um local ideal e adaptação das normas ambientais.









Casa da Xilogravura
#14
Localizada na região em que nasceu Campos do Jordão, a Casa da Xilogravura possui uma rica história de cultura na cidade. É o único museu do Brasil especializado em Xilogravuras, com um diversificado acervo de obras de artistas brasileiros e internacionais.








Ducha de Prata
#15
é formada por várias duchas artificiais que vislumbram os visitantes, nesta canalização desembocam águas vindas do represamento do Ribeirão das Perdizes.
Em meio à natureza exuberante da serra, as águas da Ducha deliciam os visitantes que podem utilizar plataformas de madeira para tomar banhos frios e saudáveis. Local excelente para tirar fotos em meio às pedras e trilhas, ou simplesmente relaxar escutando o som das águas e dos pássaros.



E ainda, lugares como o Ecoparque, a Gruta dos Crioulos, Fábrica de Chocolate Araucária, Mosteiro das Monjas Beneditinas, Parque da Floresta Encantada, Pico do Imbiri, Parque dos Lagos, Vista Chinesa... Ou seja, não falta o que fazer e o que conhecer!


Campos do Jordão é uma cidade para se visitar o ano todo, o frio é o grande atrativo, e é na temporada de inverno que a cidade recebe o maior número de visitantes. Contudo, no verão e durante os finais de semana prolongados a procura também costuma ser grande.

Além do movimento maior, os preços ficam sempre mais altos na temporada de inverno (período de abril a agosto). No verão, época de chuvas e calor, os preços caem bastante, e os hotéis e pousadas chegam a oferecer descontos de até 40%: é a época ideal para quem quer visitar Campos do Jordão gastando menos.

Clicando AQUI, você confere dicas de o que levar quando for conhecer a cidade!

Espero que cês tenham gostado! Tô super afim de conhecer, agora! kkkk
Pra quem não conhece Bonito, clique AQUI e veja o último Arruma a mala aê.

Bjbj e Boa Noite


Fontes:
http://www.feriasbrasil.com.br/sp/camposdojordao/
http://www.camposdojordao.sp.gov.br/portal/
http://www.netcampos.com/
http://www.festivalcamposdojordao.org.br/
http://camposdojordao.com.br/
http://www.guiadecamposdojordao.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campos_do_Jord%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?