16 de junho de 2014

Os profissa!

Eaee galerinha!

Conversei com a estudante Gabriela Moura que cursa Nutrição e está no 7° período. Como alguns devem saber esse curso tem duração de 4 anos (8 períodos). Acredito que muitos, assim como eu, tem algumas dúvidas sobre essa profissão. Vamos lá?


1. O que é ser uma nutricionista para você? Qual a função desse profissional? 

Para mim, ser nutricionista  é ter a responsabilidade  de levar qualidade de vida e bem-estar para as pessoas através de uma alimentação adequada, equilibrada e segura. Seja para auxiliar no ganho, manutenção ou perda de massa corporal, para prevenir e controlar as doenças que estão correlacionadas com a alimentação ou levando as boas práticas de manipulação de alimentos para que este possa chegar até o consumidor de maneira segura e livre de contaminação.

2. Em que áreas pode se especializar? 

As áreas que o nutricionista pode se especializar são: 

Nutrição clínica - Trabalhando em hospitais, ambulatórios e consultórios de nutrição.
Nutrição esportiva – Podendo trabalhar com atletas em academias ou clubes de esporte. 
Saúde coletiva-  Trabalhando em centros de saúde, creches, escolas e casas de repouso.
Indústrias de alimentos – Onde se trabalha com marketing, SAC e desenvolvimento de produtos.
 Segurança alimentar- Trabalha-se  na produção de alimentos em restaurantes, indústrias e empresas produtoras de alimento.

3. Já estagia ou já estagiou? Se sim, qual sua função como estagiário?

Sim. Estagiei em um NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), onde minha função era auxiliar o nutricionista de maneira participativa. Atendendo os pacientes no NASF ou em visita domiciliar se fosse necessário, elaborando dietas juntamente com o profissional responsável, analisando os exames laboratoriais, fazendo  medias antropométricas, dando orientações nutricionais, planejando  e dando palestras.

4. Como soube que queria esse curso?

Na fase da adolescência eu era interessada em emagrecer, já fiz dietas da moda, já fui vegetariana por aproximadamente  um ano, gostava de pesquisar os alimentos e seus benefícios, mas não tinha a certeza que este era o curso que queria, pois tinha uma grande dúvida entre a psicologia e  nutrição. Foi quando eu ganhei uma bolsa de estudos para nutrição, comecei a cursar e aos poucos fui me apaixonando e foi assim que descobri que era isso que eu queria.

5. O curso atendeu suas expectativas ou era totalmente diferente do que você imaginava?

O curso de nutrição superou minhas expectativas, pois eu não tinha conhecimento de que sua área era tão ampla e o quão este profissional é importante para a saúde da população. 

6. Muitas pessoas não valorizam o nutricionista por acharem que podem fazer a mesma função com os conhecimentos adquiridos por meio de pessoas conhecidas, o famoso  “Fulano disse que era bom...”. Qual sua opinião sobre isso? 

O nutricionista trabalha com adequação, pois cada pessoa apresenta uma necessidade nutricional diferente. Então não é correto pegar dietas prontas na internet ou pegar uma dieta de outra pessoa para seguir, os valores calóricos da dieta poderão ser superestimados ou subestimados de acordo com a quantidade de nutrientes que essa pessoa necessitará ao longo do dia.

7. Como você vê a atuação do nutricionista atualmente?

O mercado de trabalho para o profissional de nutrição está cada vez mais amplo, não somente pela preocupação com a estética, mas também pelo desejo das pessoas envelhecerem mais saudáveis e com uma maior longevidade.

8. Que mensagem você deixaria para aquelas pessoas que pretendem cursar nutrição?

Eu tenho a certeza de aqueles que realmente desejam atuar na área da nutrição vai se apaixonar pelo curso. É muito gratificante levar qualidade de vida para as pessoas através de uma boa alimentação.


Quero agradecer a Gaby pela disponibilidade e simpatia que mesmo na correria de final de curso aceitou ser entrevistada. 

Espero que tenham gostado :*


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?