23 de abril de 2014

F5 Saúde - Gastrite

     Olá Galera, chegou a hora de ficarmos bem informados com o F5 Saúde. Primeiro queria dizer que foi muito legal fazer esse post, pois acabei me aprofundando e desfazendo algumas concepções prévias que tinha sobre o nosso tema de hoje, que é Gastrite.  Então vamos lá.

      A Gastrite é a inflamação da mucosa gástrica (camada mais superficial que recobre o estômago), essa inflamação ocorre como uma resposta normal do organismo a uma devida agressão e pode levar aos sinais e sintomas característicos dessa doença.

      A Gastrite pode ser Crônica (dura de meses a anos) ou Aguda (dura pouco tempo) e pode ser causada por inúmeros fatores, como os mais comuns:
  •          Uso de determinados medicamentos, por um longo período;
  •          Ingestão de muito álcool;
  •          Infecção do estômago com uma bactéria chamada Helicobacter pylori.



     E os menos comuns:


  • Distúrbios autoimunes; 
  • Abuso de cocaína; 
  • Estresse Excessivo; 
  • Ingestão de substâncias corrosivas (como venenos) ou que causam queimaduras; 
  • Infecção viral, como citomegalovírus e vírus de herpes, principalmente em pessoas com sistema imunológico fraco.
       Mal estar, sensação de queimação, dor incômoda no alto da barriga, enjoos e indigestão são os principais sintomas e caso a Gastrite esteja em um estado mais avançado, quando há formação de úlceras no estômago, pode haver eliminação de sangue nas fezes e no vômito.

     O diagnóstico é feito através da Endoscopia digestiva alta (exame que permite o médico enxergar diretamente a mucosa gástrica) e o tratamento é feito com medicamentos prescritos pelo médico, no caso de Gastrite induzida por medicamentos o uso de destes podem ser suspensos (na medida do possível). Lembrando que o objetivo do post é apenas informar, ou seja, a avaliação de um profissional é indispensável.

       Pra quem tem essa doença os cuidados com a alimentação são fundamentais, pois a ingestão de alguns alimentos pode agravar a situação. Algumas orientações:
  •          Comer em pequenas quantidades e várias vezes ao dia, evitando ficar sem alimentação por mais de 3 horas seguidas;
  •          Alimentar-se com calma, mastigando bem os alimentos, o que facilita o esvaziamento gástrico e a digestão;
  •          Consumir bebidas alcoólicas com moderação, se possível evitar o consumo;
  •           Não há motivo para restrição dietética, mas se possível devem-se evitar ou reduzir a ingestão de alimentos muito gordurosos, frituras, doces concentrados, comidas muito condimentadas. Preferir refeições mais leves, de mais fácil digestão. (Consultar um nutricionista pode ser indicado);
  •          O consumo de café e outras bebidas que contém cafeína não é contraindicado se o paciente tolera bem essas bebidas;
  •           Outra questão importante é o cuidado com a higiene pessoal e dos alimentos, para reduzir a transmissão de agentes infecciosos.
     É isso pessoal, post com muita informação e uma conclusão para mim: Preciso visitar um gastroenterologista, pois tenho alguns dos sintomas apresentados. Espero que tenham gostado. :)

     E pra quem ainda não viu o último F5 Saúde? É só clicar.

Fontes:
http://www.saudedavida.com.br/gastrite-conheca-esta-doenca.html
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/saudeemdia/33278-alimentacao-adequada-pode-melhorar-os-sintomas-da-gastrite-afirma-medico
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/gastrite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?