29 de abril de 2014

Destaque da noite #23


Eaee galerinha :D

Vocês já se perguntaram onde surgiu o primeiro jornal impresso? Vamos matar essa curiosidade?

                                   


Não se sabe ao certo qual o foi primeiro jornal do mundo, os historiadores atribuem esta invenção ao Imperador Romano Júlio César. 

Com a intenção de informar a população sobre o que acontecia em todos os cantos do Império, Júlio César criou, durante seu governo, a Acta Diurna no ano de 59 A.C. Trazia também informações sobre os acontecimentos de fora do Império, falando principalmente de conquistas militares, ciência e política. Com isso, surgiram os primeiros profissionais do jornalismo chamados Correspondentes Imperiais. Eles eram enviados para todas as regiões e províncias romanas para acompanhar os acontecimentos e escrever as notícias. 

A Acta Diurna iniciou o conceito e o formato geral dos jornais e do jornalismo modernos. Algumas curiosidades sobre esse primeiro jornal: 

  • Como não existiam tecnologias de impressão no Império Romano e nem mesmo papel em quantidade suficiente (a fabricação de papel, usando a tecnologia da época era muito cara), a Acta Diurna era publicada em grandes placas brancas de papel e madeira. Estas placas eram expostas nas principais praças das grandes cidades para que as pessoas lessem de graça.
  • As comunicações também eram lentas, como os textos eram transportados a pé ou a cavalo, embora a Acta Diurna fosse publicada todos os dias, sempre publicava notícias atrasadas de dias ou semanas atrás!
  • Como era uma publicação de jornalismo oficial, a Acta Diurna Romana não era imparcial, nunca publicava notícias negativas de derrotas do Exército Romano e nem escândalos envolvendo pessoas públicas e aliados do Imperador.

O jornal mais antigo da América Latina é O diário de Pernambuco ;)

Boa noite :*

fonte:
http://www.guiadacarreira.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?