22 de abril de 2014

Arruma a Mala aê - Manaus

E aee meus leitores e leitoraas o/



Vamos pra mais uma viagem pelo nosso país continental. O destino de hoje é a cidade entre o Rio negro e o Solimões. Bora conhecer Manaus?!






Manaus é o coração da Amazônia, por conta do seu pólo industrial, tem se tornado uma das mais atrativas e rentáveis zonas de negócio do Brasil, sendo considerada sua sétima maior capital, situando-se também entre as dez cidades mais procuradas em nosso país. Uma cidade que guarda uma bela história, contada em seus diversos museus, bibliotecas e teatros. Sem dúvida a cidade de maior importância no norte do Brasil.


Foi fundada em 1669, com o nome de São José do Rio Negro. A princípio foi de grande importância estratégica para os portugueses nas investidas à procura de matéria-prima e mão de obra indígena. No ano de 1832, foi transformada em vila, recebendo o nome da nação indígena Manaos. 


Forte de São José do Rio Negro - Maquete

Episódio muito importante, que influenciou inclusive a formação do estado do Amazonas, foi a revolta da Cabanagem, que aconteceu entre 1835 e 1840, tendo início no Pará, onde as camadas mais baixas da economia se rebelaram contra a elite local e tomaram o poder, a partir daí saíram em toda vila e povoado à procura de adeptos da revolução, sendo a região de Manaus um dos fatores que deu volume e organização aos cabanos.









Cabanagem












Processo de Produção da Borracha







A importância econômica de Manaus viu mais crescimento no chamado Período áureo da borracha, que se deu basicamente no período dos impérios. Para a indústria, que começava a ganhar cada vez mais força, a borracha era elemento essencial, e Manaus era à época a maior produtora de borracha do mundo!












Uma cidade com tanta história e beleza natural com certeza deve ter algum lugar digno de ser visitado não é? Vamos conhecer alguns desses lugares:





Teatro Amazonas

















Encontro das Águas
















Museu do Seringal Vila Paraíso
















Igreja de São Sebastião
















Praia de Ponta Negra













Arquipélago das Anavilhanas













É pouco espaço pra tanta riqueza e beleza! Também tem tudo isso na gastronomia local, fortemente influenciada pela cultura indígena, mas com seus traços próprios. Dá uma curiada nas delícias:




Tacacá


















Tambaqui














Pato no Tucupi



















Caldeirada de Tucunaré
















Galerinha, espero que tenham gostado de conhecer essa cidade tão bela. Não perde o embalo e vai conhecer Recife! É só clicar aqui.





Boa Noite e Inté o/



Fontes:

http://pt.wikipedia.org/
http://pequenograndemundo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?