1 de fevereiro de 2014

Dica de Hoje #27

Olá galerinha estou de volta e hoje tenho uma dica de filme pra quem gosta de uma boa comédia, o filme é Cine Holliúdy, rodado no Ceará e dirigido por Halder Gomes, estreou nas telonas de Fortaleza em 9 de agosto de 2013 e é uma versão do  curta-metragem Cine Holiúdy – O Astista Contra o Caba do Mal(2004) do mesmo diretor. Tem como tema principal a luta de Francisgleydisson (pelo nome já dá pra perceber a comédia) para manter viva a tradição do cinema no interior do Ceará. Algo curioso sobre o filme é a legenda, apesar de brasileiro o filme é legendado em português, pois como é anunciado no início do filme os atores falam o “cearensês”, uma brincadeira com o sotaque da região.



















Sinopse oficial:

No interior cearense, em meados dos anos 1970, Francisgleydisson (Edmilson Filho) é um pequeno exibidor que luta para manter sua sala aberta, a despeito da chegada das TVs. Após fracassar em uma cidade, ele e sua família se mudam para o município de Pacatuba, onde encontra uma plateia deveras pitoresca para seus filmes. Exaltando o “cearensês” e relembrando costumes típicos do estado, Cine Holliúdy volta para a década de 1970 e mostra o surgimento da TV nas cidadezinhas do interior, enquanto aborda a luta de Francisgleydisson, para montar um cinema na cidade e ter o prazer de exibir filmes, enquanto ganha um dinheirinho para sustentar a esposa e o filho.

Assim que assisti ao filme tive a ideia de escrever pra vocês por que tem algo nele que me encantou, não é nenhuma produção milionária, mas quem disse que é preciso dinheiro quando se tem talento. A crítica especializada divergiu bastante sobre o filme, afirmaram que a montagem é ruim e falaram de problemas técnicos, mas exaltaram o estilo diferente de humor e principalmente a atuação de Edimilson Filho. Como não entendo de normas técnicas prefiro falar da parte boa do filme que é o humor simples e que realmente diverte, como disse o colunista Renato Kramer: "Cine Holliúdy não arranca arroubos de emoção. Mas diverte e encanta.” 

Olha o trailer aí:



Então é isso aí galera, espero que sigam a minha dica.
E se ainda não viram a Dica de Hoje #26, é só clicar.
Boa Noite!!!

Fonte:
http://iradex.net/3122/cine-holliudy-uma-resenha-rapida-sobre-o-filme
http://f5.folha.uol.com.br/colunistas/renatokramer/2013/12/1389095-cine-holliudy-nao-arranca-arroubos-de-emocao-mas-diverte.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cine_Holli%C3%BAdy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?