4 de novembro de 2013

F5 saúde - Novembro Azul

Olá galera, como já foi anunciado antes o blog tem um novo colaborador, este que vos escreve, antes da minha primeira postagem vou fazer uma rápida apresentação, bem, meu nome é Fernando Flávio tenho 18 anos e estou cursando Odontologia, quer saber mais sobre mim vai lá no tópico Colaboradores que está no menu do seu lado direito da tela. Passadas as apresentações vamos ao que interessa aí vai meu primeiro post, me dediquei bastante para que ficasse massa, então espero que gostem.

Bem acho que vocês ouviram falar do outubro rosa, uma campanha de prevenção contra o câncer de mama que tinha como símbolo um laço rosa, caso queiram mais informações acessem aí http://www.unimed.coop.br/pct/index.jsp?cd_canal=53762&cd_secao=53746&cd_materia=335058, pois bem outubro passou, mas a prevenção e a promoção da saúde não param, agora o foco são os homens, mas especificamente a prevenção do câncer de próstata, na campanha intitulada Novembro Azul, o símbolo não poderia ser outro se não o tão masculino Bigode.

O Novembro Azul é uma campanha que integra a programação mundial para conscientizar o sexo masculino nos aspectos da prevenção da doença. Em menos de 30 anos, a taxa de mortalidade nos homens brasileiros por câncer de próstata aumentou mais de 95% e é o segundo câncer mais comum entre os homens, sendo o primeiro o de pele não melanoma. Conforme o Ministério da Saúde são mais de 50 mil casos novos todo ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros.

A fundação Movember promove um evento para conscientização e arrecadação de fundos para a luta contra o câncer de próstata e outras doenças masculinas. O nome da entidade é uma brincadeira com as palavras “moustache” ou “mo”, “bigode” em inglês, e o nome do mês. No site da Movember ocorre uma “maratona do bigode”, participantes cadastrados devem estar barbeados no 1° dia do mês e atualizam o crescimento dos pelos postando fotos dos mesmos. No instagram também é possível ver a campanha usando a #movember. Existem outras instituições que participam da campanha como o Instituto Lado a Lado pela vida, no final do post estarão disponíveis os links dessas instituições.

Apesar de não ser tão divulgado pela mídia o Novembro Azul é muito importante, pois a maioria dos homens não procuram os serviços de saúde para prevenção de doenças e sim quando já estão doentes. E no caso do exame de toque retal existe uma certa resistência do homem devido a forma que é realizada o exame, onde o médico introduz o dedo indicador no reto do paciente, porém a realização deste exame pode detectar precocemente o câncer de próstata e assim elevar em 90% as chances de cura.
Para finalizar o post vai uma Imagem da campanha que me chamou a atenção pela forma criativa que foi feita, olhando rapidamente pode parecer pejorativo, mas foi uma forma divertida de chamar a atenção para um problema preocupante. Queria, ainda, ressaltar que existe uma página do Novembro Azul no facebook, https://www.facebook.com/NovembroAzulBrasil?fref=ts, curte lá e compartilhe essa ideia.

Ainda não viram o F5 saúde - Língua Pilosa? Então é só clicar. 
Então é isso aí galera,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?