24 de julho de 2013

Post Extra


É muito difícil, em meio a toda essa situação que nós estamos vivendo no país, não parar pelo menos um pouco pra refletir sobre todas as condições que fizeram surgir essa onda de movimentação de gente em tudo quanto é lugar do nosso Brasil véi.

Se alguém ainda não percebeu bem o que está acontecendo aí vai um resumo: Nos últimos dias uma onda de protestos vêm tomando de conta do Brasil. O começo das manifestações se deu em São Paulo inicialmente por conta do aumento da passagem de ônibus, mas que foi englobando mais e mais motivos e da mesma forma mais adeptos tanto em São Paulo como em outras capitais e cidades brasileiras. É insatisfação até não poder mais. 

As reivindicações são das mais variadas: fim da corrupção, investimento maciço em educação, saúde e segurança, pelos gastos exorbitantes com a copa e as olimpíadas e outras coisas que não deveriam ser entre outros. Se tornou algo tão grande que gente de todos os países estão se solidarizando com a luta do povo brasileiro.




Com certeza é difícil não ficar do lado do povo nessa história, são tantos problemas que têm que ser resolvidos no país que é até estranho esses movimentos e protestos não terem começado antes. Infelizmente a mídia, principalmente a televisiva, de um jeito sutil é claro, foca muito as atitudes de vandalismo e bandidagem de uma minoria quase insignificante comparada aos milhões de pessoas que querem as mudanças e estão lutando por isso de forma honrosa.

Pra entender melhor esse momento de insatisfação vamos lembrar de dois momentos da história do Brasil onde a participação do povo fez toda a diferença e trouxe mudanças visíveis em muitos sentidos:



A luta contra a ditadura foi uma das mais difíceis da história do Brasil e do mundo da época. No ano de 1964 a ditadura foi implantada pelos militares e a cada ano que seguia se tornava mais opressora. O ápice disso tudo foi o famoso AI-5 que tirava totalmente a liberdade e a privacidade dos cidadãos. Pessoas foram mortas, perseguidas exiladas e torturadas. Algumas delas inclusive governaram e governam nosso país ... Foram mais de duas décadas de luta popular totalmente desapoiada pela mídia. Mas afinal a ditadura caiu.


Outro episódio importante nessa história foi o impeachment do Presidente Collor na década de 90. Contas por todo o país canceladas e o dinheiro delas simplesmente sumindo e indo pra um lugar só. O povo que ainda vinha desconfiado da época da ditadura não deixou barato e tirou o presidente, que coincidentemente chegou ao poder com um grande apoio da mídia televisiva. Foi onde ficaram conhecidos os históricos cara-pintadas




É impressionante nisso tudo o poder das redes sociais, unido é claro com a indignação do povo. É óbvio que é preciso manter o foco, até porque tem muitos grupos querendo usar as massas e sua indignação como meio de manobra pra coisas que não tem nada a ver com o que a população quer. Mas ao mesmo tempo vemos os resultados surgindo, e da mesma forma o medo na cara de muita gente. Como diz nossa Constituição: "Todo poder emana do povo ..." Então força pro nosso Brasil pra deixar ele um pouquinho melhor pra nós e os que vierem depois.

Pra todos aqueles que estão participando das manifestações que estão acontecendo de forma pacífica como deve ser fica o nosso apoio. Por enquanto é isso minha gente. 

Good Night!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?