16 de julho de 2013

F5 saúde - Gengivite

Boa Noite, lindezas!
Resolvi puxar a sardinha pro meu lado dessa vez, kkk, o F5 saúde de hoje é pra uma das doenças bucais mais frequentes na população: Gengivite.


E para começar, bora esclarecer o que é gengivite?
Gengivite é uma inflamação na gengiva. É  o estágio inicial da doença que ocorre na gengiva, e por isso, é mais fácil de ser tratada. 


     A principal causa da gengivite é o acúmulo a longo prazo de placa bacteriana (uma "camada" viscosa e sem cor, formada por bactérias, muco e resto de comida) nos dentes. Se essa placa não for removida (pela escovação correta, uso de fio dental e visita frequente ao dentista), ela vai ficando mais dura, transformando-se assim em tártaro. Tanto a placa quanto o tártaro inflamam e irritam a gengiva, causando a gengivite. 

OBS. Além da má higiene oral, gravidez, diabete não controlada e doenças em geral, aumentam o risco de desenvolver a doença.

Em estágio inicial, pode-se reverter os danos da doença. No entanto, se a gengivite não for tratada, pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxila. Algumas pessoas têm mau hálito frequente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

     Os sintomas mais frequentes são: gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Ou, ainda, a retração (recuo) gengival.

     O mais indicado, SEMPRE, é a prevenção. Como? Com uma escovação adequada, o correto uso do fio dental e, é claro, consultar o seu dentista para receber instruções de técnicas de escovação e de uso do fio dental apropriadas. 

OBS. Lembrando que SEMPRE, SEMPRE e SEMPRE o tratamento deve ser realizado pelo profissional, não usem técnicas caseiras indicadas pelo vizinho/internet. Pois, QUANDO resolve, é momentâneo, e pode agravar a situação mais na frente. 


















PS. Todas as informações foram dadas no intuito de esclarecer sobre a doença, mas é imprescindível a avaliação profissional.

E, é isso. Espero que tenha esclarecido aos que tinham dúvidas, e reforçado pros que já sabiam ;D

Se ainda não viu o F5 saúde - Insuficiência Renal, já sabe né? é só clicar ;)

Bjbj e Boa Noite!!

Fontes:
http://www.colgate.com.br/
http://www.colgate.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?