29 de maio de 2013

F5 saúde - Insuficiência Renal

    Hellow meu povo! Já faz um tempinho desde o último F5 saúde, mas cá estamos. E, hoje é para falar sobre Insuficiência Renal, algo que muita gente não conhece, só ouviu falar, mas que pode ocorrer com qualquer pessoa. 



  • O que é a insuficiência Renal (IR)?
    É a incapacidade dos rins de filtrar o sangue, gerando um acúmulo de substâncias tóxicas no organismo. Ou seja, é a perda lenta (se for IR crônica) ou repentina (se for IR aguda) do funcionamento dos rins.


  • Quais as causas da IR?
    Tem várias, mas dentre elas, podemos citar:
-> Infecções;
-> Desidratação; 
-> Cirurgia;
-> Choque séptico (infecção generalizada);
-> Necrose (morte) renal;

-> Púrpura (manchas e placas na cor roxa que ocorrem na pele, órgãos e membranas mucosas, incluindo o revestimento da boca);
-> Síndrome hemolítico-urêmica (caracteriza-se por redução dos glóbulos vermelhos que transitam pela corrente sanguínea);
-> Hipertensão arterial maligna (uma complicação grave da hipertensão arterial);
-> Reação após uma transfusão sanguínea;
-> Placenta prévia ou descolamento da placenta.
  • E o diagnóstico?
    O diagnóstico se dá por exames de sangue e de urina, ultrassom renal ou abdominal e por ressonância magnética ou tomografia computadorizada.


    A insuficiência renal pode ser aguda ou crônica, a aguda é caracterizada por uma rápida redução da função renal e a crônica é caracterizada por uma perda gradual desta função (ambas podem ser descobertas pelos mesmo exames).
  • Insuficiência renal aguda/ Falência renal :

    É a perda repentina da capacidade dos rins de retirar resíduos e concentrar urina. 
-> Algumas das causas são: Desidratação; Queimaduras; Hemorragia; Lesão; Obstrução do trato urinário (parar de fazer xixi), entre outras.
-> Dentre os sintomas da insuficiência renal aguda, podemos encontrar: Sangue nas fezes; Mau hálito; Fácil aparecimento de hematomas; Alterações de humor e estado mental; Apetite reduzido; Sensibilidade reduzida (em especial nas mãos e pés); Fadiga; Dor entre as costelas e o quadril; Tremor nas mãos; Hipertensão; Sabor metálico na boca; Náuseas ou vômitos (que podem durar por dias); Hemorragia nasal; Soluços persistentes; Hemorragia prolongada; Convulsões; Movimentos lentos e pesados; Retenção de líquido; Edema de tornozelos, pés e pernas; Diminuição no volume de urina; Vontade de ir ao banheiro excessiva durante a noite; Interrupção total da urina.
-> O tratamento se dá por uma dieta orientada pelo médico, uso de antibióticos, cálcio ou insulina aplicados à veia e, talvez, diálise. 
  • Insuficiência renal crônica/ Doença renal crônica (DRC):
    É a perda lenta do funcionamento dos rins. Piora lentamente com o tempo. Nos primeiros estágios, pode não apresentar sintomas. A perda de função em geral demora meses para ocorrer. Ela pode ser tão lenta que os sintomas não aparecem até que o funcionamento dos rins seja menor que um décimo do normal. O estágio final da doença renal é chamado de falência renal crônica. Os rins já não funcionam e o paciente necessita de diálise ou de um transplante de rim (Sem dúvida é mais perigosa que a aguda).
-> Diabetes e hipertensão são as duas causas mais comuns e responsáveis pela maioria dos casos.
-> Os sintomas são: Mal estar geral e fadiga; Coceira generalizada (prurido) e pele seca; Dores de cabeça; Perda de peso sem tentar perder peso; Perda de apetite; Náuseas; Pele anormalmente clara ou escura; Dor nos ossos; Sonolência e confusão; Dificuldade de concentração e raciocínio; Dormência nas mãos, pés e outras áreas do corpo; Espasmos musculares ou cãibras; Mau hálito; Fácil aparição de hematomas, hemorragia ou sangue nas fezes; Sede excessiva; Soluços frequentes; Baixo nível de interesse sexual e impotência; Interrupção do período menstrual (amenorreia); Distúrbios do sono, como insônia, síndrome das pernas irrequietas e apneia noturna obstrutiva; Inchaço de mãos e pernas (edema); Vômitos, normalmente pela manhã.
-> Os tratamentos englobam não fumar; comer refeições com pouca gordura e colesterol; Fazes exercícios regularmente; Tomar medicamentos para reduzir o colesterol; Manter sua glicemia sob controle.

É isso galeros, quem quiser mais informações, os sites utilizados para fins de pesquisa, estão nas fontes. E caso tenha dúvidas sobre estar com a doença, procure um médico!
Bjbj lindezas, e Boa Noite ;D

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?