29 de maio de 2013

Destaque da Noite #15

Faalaaa povo bonitoo!

O Destaque da Noite de hoje é um invento. Ou seria o inventor? ...


Enfim, este cidadão é o inventor espanhol Benito Muros e isto que ele está segurando é o seu invento. Benito produziu uma lâmpada que tecnicamente nunca queima! Esse bacana faz parte da SOP - Sem Obsolescência Programada, ok vamos com calma ...

A obsolescência programada foi criada entre os anos de 1920 e 1930 para modificar os produtos de mercado da época que duravam bastante: Geladeiras que duravam mais de 30 anos, máquinas de lavar, lâmpadas de iluminação pública, etc... Isso não era bem visto pelas grandes empresas na área de eletrodomésticos e eletroeletrônicos que criaram o conceito de obsolescência programada, a partir daí os fabricantes passaram a projetar bens programados para durar beeem menos, o que consequentemente era muito bom para os empresários.


A invenção de Benito é justamente pra quebrar esse paradigma de mercado. A lâmpada criada por ele (que respeita o meio ambiente em todos os sentidos) pode durar mais de 100 anos mas como o criador não pode ver isso acontecer ele dá uma garantia de vida de 25 anos à sua criação! Fora a evidente vantagem da duração ela sai muito à frente de qualquer lâmpada já criada. Infelizmente essa ideia não é bem vista por muitos e Muros tem encontrado muitas dificuldades. Nenhuma empresa quer colocar no mercado um produto que dure um século, sem contar o fato de que ele já foi ameaçado de morte com uma ideia que pode revolucionar tanta coisa!!

E terminamos o destaque da noite de hoje (porque não tenho mais exclamações), fiquemos pois com essa grande raiva da mesquinheza dos seres humanos, ou de alguns deles. Se você não viu o Destaque da Noite #14  vai lá ver! 

Inté e Boa Noitee!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?