2 de novembro de 2012

ENEM - dicas para a hora da prova


Pessoal, já que amanhã muuita gente vai fazer o ENEM (que, por sorte, esse ano ainda não deu problema), resolvi listar umas dicas pra na hora da prova todo mundo ficar relax, e dar tudo certo... Enfim, reuni as melhores e as que acho que de fato funcionam, confiram:


1º Não confunda o local, nem se atrase (pensei sozinha nessa viu? u.u).

2º Levem comidinhas, tipo chocolate e pipoca (é importante um doce e um salgado por causa da pressão, mas eu só levei chocolate-uma barra :P) Ah,e levei mentos em um dia e pastilha no outro. (é bom de vez em quando levantar a cabeça e relaxar um pouco pra dar uma descansada).

3º ÁGUA, é de fundamental importância, ainda mais nesse calor. PS. teve gente que levou chá de camomila numa garrafinha, outros refrigerante...Se quiser levar esses, beleza, mas não deixem de levar a água também.

4º Aproveite hoje pra se divertir -com moderação,claro- nada de estudar hoje ok? NÃO FIXA NADA.

5º Na hora da prova, comece pelas matérias que vocês mais tem afinidade, e se não souber uma questão PULA, não adianta ficar quebrando a cabeça em uma só e perder tempo nas outras. No dia que tem a redação, EU prefiro começar por ela, porque no final quando for fazer a revisão, "esqueci" o texto e posso me ligar mais em erros ortográficos e nas regras, mas aí vai de cada um né. 

6º Não sei como tá esse ano na questão de levar relógio, caso não possa, não se intimidem com os fiscais, perguntem a hora quantas vezes for necessário, eles são obrigados a responder. (ano passado, pelo menos, era assim).

7º Em todo canto dizem pra ir dormir cedo. Não vou dizer isso, digo apenas que durmam num horário em que o corpo de vocês está acostumado para ter uma boa noite de sono. Não adianta deitar 20h ou 21h como eu fiz ano passado, você não dorme se não tiver costume de ir dormir esse horário, só faz ficar "remoendo" besteira e nervosismo.

8º Nada de ir comer feijoada, tomar uma grade de cerveja...amanhã não vai ter quem faça você se ligar na prova...Comidas e bebidas leves, deixem as coisas pesadas pra comemorar quando sair o resultado ;).

9º CANETA PRETA - CANETA PRETA - CANETA PRETA - CANETA PRETA - CANETA PRETA (reforço extra nessa, é a mais falada e o que menos o pessoal escuta. Ano passado tinha gente com caixa de caneta, e outros com 1 caneta. NÃO ADIANTA EXAGERO. Diz no edital que não pode usar lápis, ano passado eu não levei e muita gente usou sendo proibido, então pode ser que dê pra usar.... Mas o gabarito É DE CANETA, e não há necessidade de uma caixa, assim como não se deve levar só uma. Eu levei 3 canetas, e acredito ser o suficiente).

10º Meninas, independente do dia do ciclo em que vocês estão, previnam-se e levem absorvente. 

11º Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Lembrem-se do horário de verão.

PS. todas as dicas citadas, são opinião minha, ok? nada com base em estudo nenhum, apenas vivência.

Retirado do site do inep:
*Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:
- Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
- Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
- Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.
- Os participantes só podem levar cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova. Os três últimos participantes presentes na sala de provas só são liberados juntos.
*O participante deve marcar nos cartões de resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões de resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. A frase não entra na prova, servindo apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato.

Só retirei esses dois pontos porque acredito que todos que vão fazer a prova já leram todo o edital no site, caso tenha alguém que ainda não leu, VOE LÁ: http://enem.inep.gov.br/


Ficou grande o post, o que não era meu objetivo...Mas isso ocorreu por causa das situações que comentei...então tá valendo! Espero ter ajudado, e ÓTIMA prova pra todos!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?