31 de outubro de 2012

Halloween

Pessoas lindjas...Estavam com saudade né? sabemos que não...MAS ainda assim, cá estamos nós outra vez...Como já dito, tá complicado de postar devido à facul (pra mim,Leninha) e o trabalho (pra mim, Maíra). Se dependesse de boa vontade todo dia  a gente postava 1000 vezes, maas.... Chega de blá blá blá, indo ao que interessa, hoje a gente vai aproveitar que é dia das bruxas e falar sobre um resumo da história do halloween, da lanterna de abóbora, das bruxas, falar sobre as lendas mais conhecidas, e dar umas dicas de alguns filmes de terror (para aqueles que têm uma vida tão agitada quanto a nossa, e por isso irão passar a noite em casa). Fizemos um post eeeeeeextra gigante pra compensar esses dias sem postagem, confere aí:



História do Halloween:

     Desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos”. Sacerdotes da Grã-Bretanha Antiga acreditaram que as bruxas, demônios e espíritos de pessoas mortas ficavam pairando na véspera de 1 de novembro (Dia de todos os santos). Para se proteger dos maus espíritos, os sacerdotes ofereciam a eles coisas para comer e se disfarçavam com máscaras, para que os espíritos não lhes fizessem mal. Hoje em dia, é uma das festas mais populares em muitos países, com especial relevância nos Estados unidos, Canadá, Irlanda e Inglaterra.

História da abóbora e velas:

        Entre todos os desalmados, destaca-se a antiga lenda de Stingy Jack. Segundo o mito irlandês, ele teria convidado o Diabo para beber com ele no dia do Halloween. Após se fartarem em bebida, o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga. Contudo, ao invés de saldar a dívida, Jack pregou a moeda em um crucifixo.
        Para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. Dessa forma, ele foi libertado e nunca mais importunou o homem. Entretanto, Jack morreu e não foi aceito nas portas do céu por ter realizado um trato com o demônio. Ao descer para os infernos, também foi rejeitado pelo Diabo por conta do trato que possuíam. Vendo que Jack estava solitário e perdido, o demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna.
       Ao chegarem à América do Norte, os irlandeses trouxeram a festa do Halloween para as Américas e transformaram a lanterna de Jack em uma abóbora iluminada com feições humanas.

História das bruxas

        As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
       Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!
       A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.
      O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.

Símbolos e tradições:

     Por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein. Geralmente, a decoração é feita em preto, roxo e laranja.
     Já 
a brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.


Lendas:


-Loira do banheiro:
Uma das lendas mais conhecidas, sem dúvida. Também conhecida como Blood Mary e Maria Sangrenta. A lenda fala de uma aluna loira e muito bonita que morreu no banheiro enquanto matava aula, e após sua morte seu espírito ficou pairando no banheiro, cheia de algodão saindo das feridas, nariz e orelha, e assustando os alunos que matavam aula, assim como ela. A lenda também fala que caso alguém fale Blood Mary 3 vezes no espelho do banheiro, a loira aparecerá e arrancará os olhos do que a chama. Esta lenda aparece em um dos filmes de Atividade Paranormal e num dos episódios da primeira temporada de sobrenatural.
- Brincadeira do copo: No ritual do copo, os participantes dispõem números de 0 a 9, letras de A a Z e as palavras "sim" e "não" em forma de círculo sobre uma mesa. No centro, é colocado um copo de boca para baixo, sobre o qual todos devem tocar levemente o dedo indicador enquanto fazem perguntas para um espírito, invocado minutos antes com orações em voz alta, feitas de mãos dadas. Misteriosamente, o copo se move em direção às letras e números respondendo cada pergunta. Durante um desses rituais, feito por um grupo de adolescentes, um garoto incrédulo, de sacanagem, perguntou se algum deles morreria em breve. O copo caminhou em direção ao papel com a palavra "sim" e se estilhaçou. Pouco tempo depois,o jovem incrédulo morreu em um acidente de carro.

- Passageira fantasma:
Um motorista de táxi rodava, e passando por um cemitério uma linda jovem fez sinal.
Ele parou, ela entrou no carro. Deram voltas na cidade e ela pediu para que a levasse de volta ao cemitério. Na hora de pagar, ela mandou ele ir receber na casa dos seus pais,assim deu o endereço completo.
No outro dia, o motorista foi ao endereço cobrar o dinheiro e um senhor o recebeu. Ele então falou que estava ali para cobrar a corrida de táxi feita pela sua filha na noite anterior. Todo desconfiado, o senhor disse que sua filha não havia saído na noite anterior.
Com isso, o motorista disse o nome da moça e como ela estava vestida.- Mas isso não é possível,minha filha faleceu há alguns anos, disse o pai assustado.
- Será que bati na casa errada? - pensa o taxista.
Quando o motorista começa a ver fotos que estavam na parede da casa, diz:
- É aquela mulher.O taxista sai quase louco e sem saber o que tinha acontecido naquela última noite.

- A mulher de vermelho:
 Um jovem casal estava muito feliz por poder realizar todos os seus sonhos. Moravam juntos há pouco tempo, tinham um pequeno filho, de seis meses de idade, e tinham acabado de se mudar para um apartamento que há muito tempo eles queriam. Uma tarde de final de semana, o casal depois de brincar com o bebê, acabou adormecendo. O bebê acordou e saiu engatinhando pela casa. Foi de "gatinha" até a sacada do apartamento e de la, caiu do quarto andar. O casal foi acordado pelos vizinhos e, obviamente, ficou transtornado com o fato.
Eles acabaram indo embora dali, pois não conseguiam mais viver em paz naquele apartamento. No dia em que a mudança foi toda retirada, a pobre mãe, que havia perdido seu filho de forma tão cruel, estava sozinha. Já era noite, quando no alto de seu desespero ela falou que faria qualquer coisa para ter seu filho de volta. Ela acabou dormindo no chão da sala vazia, logo foi acordada por uma voz que se dirigia a ela. Assustada ela se levantou do chão e viu uma mulher vestida de vermelho. A mulher falou que poderia trazer o bebê de volta, em troca de um favor. A mãe teria que matar uma criança da mesma idade do seu filho e oferecê-la para a mulher de vermelho. No desespero de mãe, ela acabou fazendo isso e tendo o seu bebê de volta. A mulher de vermelho devolveu o bebê vivo para os braços da mãe. O único inconveniente é que o bebê foi devolvido no mesmo estado em que se encontrava depois de todo o tempo enterrado. O bebê se transformara em algo sobrenatural , era uma massa deformada em carne viva.


Filmes:

(Não podemos nem tecer comentários sobre os filmes, porque não somos muito de assistir filmes de terror- arregonas e medrosas, apesar de alguns nós já termos visto)

1408 - Mike Enslin (John Cusack) é um escritor cético que depois da morte da filha Katie (Jasmine Jessica Anthony) começa a escrever artigos relatando suas experiências em locais supostamente assombrados. Depois de seu último lançamento Mike recebe um cartão postal alertando-o sobre o quarto 1408 do hotel “The Dolphin”, que já foi cenário de varias mortes sem explicação. Mike fica intrigado com o desafio e decide investigar o local. Agora ele deverá enfrentar mais do que um desafio de uma investigação qualquer e tentar sobreviver pela noite.

O ritual - Baseado em fatos reais, este filme de terror conta a história de um seminarista (Colin O’Donoghue) que é enviado para estudar exorcismo no vaticano por suas duvidas sobre esta prática controversa e até mesmo sua própria fé. Somente quando ele é enviado para o lendário Padre Lucas (Anthony Hopkins), que já havia praticado milhares de exorcismo, sua armadura do ceticismo começa a cair. Colocado em um caso problemático que parece transcender as habilidades de Padre Lucas, o seminarista encontra um fenômeno que a ciência não pode explicar ou controlar e um mal tão violento e aterrorizador que o força a questionar tudo que ele acredita.

O exorcismo de Emily Rose (clássico)Em uma decisão extremamente rara a Igreja Católica reconhece oficialmente a possessão demoníaca de uma estudante de 19 anos. O Exorcismo de Emily Rose conta o processo do padre acusado de negligencia que resultou na morte da garota que ele acreditava que estava possuída. Inspirado em fatos reais, o filme apresenta Laura Linney como a advogada que esta defendendo o padre (Tom Wilkinson) que fez o exorcismo controverso.

O chamado (clássico) - Após investigar a morte de sua sobrinha a repórter Rachel Keller (Naomi Watts) descobre uma ligação entre a morte da jovem e de outros com uma fita de vídeo que após a pessoa assistir ela morre em sete dias. Cética, Rachel assiste ao vídeo e coisas terríveis começam a acontecer. Agora ela terá sete dias para desvendar o mistério do filme para salvar sua vida e de seu filho.

Horror em Amityville - Em novembro de 1974, uma família de seis pessoas foram brutalmente assassinadas. Agora, um ano depois um casal George (Ryan Reynolds) e Kathy Lutz (Melissa George), e seus filhos se mudam para a casa que foi palco do evento brutal e agora é assombrada por uma presença demoníaca.
São vinte e oito dias de terror inimagináveis. Com visões demoníacas dos mortos e gritos de terror. Esta história de uma casa mal assombrada não é somente um filme, é real...

Gritos mortais - Depois da morte de sua esposa, Jamie Ashen (Ryan Kwanten) retorna a sua cidade natal para tentar desvendar o mistério de sua morte que ele liga a lenda do fantasma de Mary Shaw, uma ventriloquista que é caçada e morta depois do desaparecimento de um garoto local. Depois de sua morte a pequena cidade de Ravens Fair tem sido assombrada por terríveis assassinatos.

Arraste-me para o inferno - Christine Brown (Alison Lohman) é uma agente de empréstimo ambiciosa que esta atrás de uma promoção. A vida esta uma maravilha até que a misteriosa Sra. Ganush (Lorna Raver) chega ao banco para implorar para que o empréstimo de sua casa seja estendido. Christine deveria seguir seus instintos e dar a senhora um tempo? Ou deveria recusar a extensão e impressionar seu chefe, Jacks (David Paymer), para dar um empurrão na sua promoção? Por ironia do destino escolheu o ultima opção, humilhando a Sra. Ganush e retomando sua casa.

À beira da loucura - Após o desaparecimento do famoso e influente escritor de terror Sutter Cane (Jürgen Prochnow) seu editor contrata o detetive John Trent (Sam Neill) para encontrá-lo. Trent começa sua investigação lendo livros de Cane, o rastreia até uma cidade que supostamente era fictícia cheia de terror e pesadelos onde Trent se encontrará dividido entre a realidade e a ilusão na busca da resolução do desaparecimento do escritor.

Os outros - 
Uma mulher chamada Grace (Nicole Kidman) vive em uma velha mansão com seus dois filhos a espera da volta do marido que está lutando na Segunda Guerra Mundial. A casa é mantida escura, com as cortinas fechadas, pois os filhos de Grace têm uma doença que faz as crianças terem sensibilidade à luz. A família começa a desconfiar que a velha mansão esta sendo assombrada por fantasmas e Grace terá que lutar para manter a segurança dos filhos.

O mistério das duas irmãs - Baseado no filme de terror coreano, “Changhwa, Hongryon”, “O Mistério das Duas Irmãs” conta a história de Anna (Emily Browning), que retorna para sua casa depois de passar um tempo no hospital, após a trágica morte de sua mãe.
Sua recuperação sofre um regresso quando ela descobre que seu pai (David Strathairn) esta noivo de Rachel (Elizabeth Banks), ex-enfermeira de sua mãe. Naquela noite, Anna é visitada pelo fantasma de sua mãe, que a avisa das verdadeiras intenções de Rachel.
Juntas, Anna e sua irmã (Arielle Kebbel) tentam convencer seu pai que sua noiva não é a pessoa que ela finge ser, e o que deveria ser uma reunião de família feliz se transforma em uma batalha letal entre enteadas e sua madrasta.

Carrie, a estranha -
Carry White (Sissy Spacek) uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth (Piper Laurie), sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross (William Katt), seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson (Nancy Allen), uma aluna que foi proibida de ir festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos de sua capacidade vingança quando está repleta de ódio.

Espíritos, a morte está ao seu lado - Thun (Ananda Everingham), um jovem fotógrafo, e sua namorada Jane (Natthaweeranuch Thongmee) atropelam acidentalmente uma pedestre. Eles fogem da cena do crime e retornam às suas vidas normais, em Bangkok. A partir de então Jane passa a ser atormentada por estranhos pesadelos, enquanto que Thun nota que em suas fotos aparecem estranhas figuras, parecidas com fantasmas. O casal decide investigar o fenômeno e encontra outras fotografias com imagens sobrenaturais. Paralelamente os melhores amigos de Thun começam a morrer, um a um, de forma misteriosa.

REC - Ángela Vidal (Manuela Velasco) é uma jornalista que, juntamente com seu operador de câmera Pablo (Pablo Rosso), faz uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal.

O grito - Em Tóquio uma casa comum oculta o pavor que nela há, pois quando alguém morre em um momento de terror nasce uma maldição, que não perdoa nem esquece e faz as pessoas morrerem vitimadas por uma poderosa ira. Neste contexto surge a estudante americana Karen Davis (Sarah Michelle Gellar), que, desconhecendo a maldição, está no Japão em um intercâmbio cultural. Karen é voluntária do Centro Social de Apoio, pois isto conta crédito para sua formatura na faculdade. Ela inocentemente concorda em substituir uma assistente social que não foi trabalhar, sem saber que ela na verdade foi vítima da maldição. Karen vai até a casa amaldiçoada para cuidar de Emma Williams (Grace Zabriskie), que tem uma letargia grave associada a leve demência, o que a faz ficar dormindo quase todo o dia. Ao chegar vê Emma em um estado catatônico, enquanto o resto da casa parece estar abandonado e desordenado. Enquanto cuidava de Emma, Karen ouve estranhos sons na parte de cima da casa. Ao investigar ela se defronta com algo tão apavorante que seria incapaz de imaginar, pois dentro da casa há uma sucessão de fatos apavorantes que são o resultado de algo terrivelmente maléfico, que surgiu de forma horrenda anos atrás. Como mais pessoas morrem, Karen é envolvida no ciclo de horror e aprende o segredo da maldição vingativa, que criou raízes nesta casa. Agora ela tenta parar isto antes que seja muito tarde, mas por mais que ela aprenda sobre a maldição e suas origens a força maléfica que Karen enfrenta é algo que ela ainda não dimensionou.

O iluminado - Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

Atividade Paranormal - Desde criança Katie (Katie Featherston) ouve ruídos estranhos, sussurros e sente sensações inesperadas. Já adulta, ela mora com seu namorado Micah (Micah Sloat), que, meio cético quanto aos depoimentos, resolve usar uma câmera para gravar tudo o que acontece enquanto eles dormem e vivem dentro da casa. O que era para ser apenas uma forma de esclarecer o mistério torna-se uma experiência intrigante e assustadora.


Avisei que ia ficar gigante né? rsrsrs
Aqui no Brasil, nós não seguimos essas tradições todas no halloween (infelizmente, porque eu -Leninha- adorariia), em algumas cidades as pessoas vão às festas a fantasia (assustado), e só! Quem nunca sonhou sair as ruas fantasiado, pra ir pedir doce na casa do vizinho? haha viva os filmes da sessão da tarde que nos deixaram só na vontade!! Esperamos que vocês tenham curtido, e sexta tem #Osprofissa! \o
Beijoos e Boa Noite

Fontes:
http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/halloween_historia.asp
http://www.alemdaimaginacao.com/Noticias/A%20Historia%20do%20Haloween.html
http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2011/10/lenda-do-halloween.html
http://adorocinema.com
http://ahduvido.com.br/50-lendas-urbanas
http://www.solendasurbanas.xpg.com.br/

2 comentários:

  1. Olá, meninas! Parabéns pelo blog! Estou adorando passear por aqui! Eu adorei este post, pois amooo filmes de terror, só não assisto+e+pq meu maridinho não gosta muito.rsrs. Desses que vcs indicaram o que é muitooooo bom e dá muitooo medo é Horror em Amityville (até tenho ele aqui em casa, pois ele vale a pena) Exorcismo de Emilly Rose tbm é ótimo. Atividade paranormal 1, tbm dá muito medo! O grito, Arraste-me p o inferno e Gritos Mortais não gostei. O mistério das duas irmãs tbm é legal!
    Acho que falei demais!rsrs
    Bjossss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa! Ficamos muito contentes que você tenha gostado. Confesso que também não sou muito de filmes de terror, morro de medo com qualquer coisinha kkkkk. Muito obrigada pelo comentário, não falou demais não :D. Esperamos que continue nos acompanhando! Parabéns pelo seu blog também, eu não consigo parar de lê-lo. Beeijos e Boa Noite :D

      Excluir

E aí?