7 de julho de 2012

O vendedor de sonhos- O chamado!

Galeros, não sei se vocês já leram esse livro, mas quem não leu ainda, corra e compre o seu! Ainda não terminei, tô na metade, mas já super recomendo! O livro conta a história de um cara (meio maluco, na minha humilde visão) que faz coisas para os outros sem pedir nada em troca, ele é um vendedor..Mas não qualquer vendedor, é um vendedor de sonhos. A sinopse que vem no livro é a seguinte "Um homem maltrapilho e desconhecido tenta impedir que um intelectual se suicide. Um desafio que nem a polícia nem um famoso psiquiatra tinham sido capazes de resolver. Depois de abalá-lo e resgatá-lo, esse homem, de quem ninguém sabe origem, o nome ou a história, sai proclamando aos quatro ventos que as sociedades modernas se converteram em um hospício global. Com uma eloquência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos em uma sociedade que deixou de sonhar. Nada tão belo e tão estranho...Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou o mais louco dos seres Um romance que nos fará chorar,rir e pensar muito.  - Augusto Cury, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor conhecido e reconhecido em muitos países, cria aqui sua fábula urbana definitiva: como pessoas comuns se tornam especiais em busca do amor à vida".   Muito bom mesmo, vou colocar uns trechos que gostei (até onde li-óbvio):


"- Sim, sou vendedor de sonhos.
....
- Como assim? Que produtos você vende?
- Eu procuro vender coragem para os inseguros, ousadia para os fóbicos, alegria para os que perderam o encanto pela vida, sensatez para os incautos, críticas para os pensadores.
...
- E para os que pensam em pôr um ponto final na vida, procuro vender uma vírgula, apenas uma vírgula.
- Uma vírgula? - Perguntou, confuso, o sociólogo.
- Sim, uma vírgula. Uma pequena vírgula, para que eles continuam a escrever sua história."  (Pág 40 e 41)



" ... - Não perguntei sua profissão, seu status social, suas atividades. Quero saber qual é a sua essência. Quem é o ser humano que está por trás dessa farda?
.....
- Qual é o seu grande sonho?" (Pág 47)



" Nesta altura, o mestre tocou o ombro direito do jovem chefe de bombeiros com a mão esquerda e disse-lhe:
- Parabéns, meu filho, pelos riscos que tem corrido por pessoas que desconhece. Você é um vendedor de sonhos" (Pág 50)

"-Felizes os que dão risadas de suas tolices, pois deles é a fonte do relaxam
ento" (Pág 58)



"-Sem sonhos, os monstros que nos assediam, estejam eles alojados em nossa mente ou no terreno social, nos controlarão. O objetivo fundamental dos sonhos não é o sucesso, mas nos livrar do fantasma do conformismo.
Uma jovem obesa, de cento e trinta quilos e um metro e oitenta de altura, ficou comovida com essas palavras. Sentia-se programada para ser rejeitada e infeliz. O fantasma do conformismo a dominava. Há anos tomava antidepressivos. Era pessimista e excessivamente crítica consigo mesma. Sempre se diminuía perante outras mulheres. Constrangida, aproximou-se do vendedor de sonhos e teve coragem de se abrir num tom de voz que só alguns de nós ouvimos:

-Sou um poço de tristeza e solidão Pode alguém não atraente um dia ser amado? Pode alguém não cortejado ter chance de encontrar um grande amor? - Ela sonhava em ser beijada, abraçada, querida, admirada mas sua reação indicava que provavelmente fora ridicularizada, rechaçada, chamada por apelidos que só se dariam a animais. Sua autoestima fora assassinada na sua infância, como a minha.
.......
O mestre olhou nos olhos dela. Condoído, respondeu-lhe:
- É possível encontrar um grande amor. Só não esqueça jamais que você pode ter o melhor parceiro ao seu lado, mas será infeliz se não tiver um romance com a própria vida. -E orientou-a: -Contudo, para alcançá-lo, terá de deixar de ser escrava.
- Escrava do quê? -Indagou surpresa.
- Dos padrões de beleza do sistema- afirmou." (Pág 61 e 62)

Até agora uma das minhas partes preferidas é a que tá nas págs 65 e 66, mas como o post já ficou grande demais vou parando por aqui :P
 Bjinhos pra vocês, e Boa noite ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?